quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cupcakes

Sempre achei lindos aqueles de suportes para doces super coloridos! Era doida pra ter! Foi quando dia desses fui trocar um presente repetido que ganhei e me deparei com cada um mais lindo que o outro na loja!!! Não resisti! Ainda veio com forminhas de silicone coloridas...quase morri!

Óbvio que testei na mesma semana, quando chamamos algumas cobaias, digo, amigos para ver UFC aqui em casa!

Eu fiz a massa básica para cupcakes, separei em 3 partes e em cada parte adicionei o sabor que eu queria para a massa.

Para cobertura, o legal é misturar tudo conforme seu gosto! 

Material:

-forminhas para cupcakes (usei 16 de silicone de 5mm e 8 de papel de 9mm de diâmetro)
-batedeira para fazer chantilly e glacê

Ingredientes:

Massa básica:
-200g de farinha de trigo
-1/2 colher de café de sal
-1 colher de café de fermento em pó químico
-200g de açúcar
-200g de manteiga em temperatura ambiente
-4 ovos


Modo de preparo:


-Pré aqueça o forno a 180 graus
-Misture em uma tigela a farinha, o sal e o fermento. Reserve
-Em outra tigela misture o açúcar e a manteiga até ficar cremoso e esbranquiçado. Acrescente os ovos.
-Adicione a mistura de farinha, sal e fermento (de preferência peneirando, pra não formar gruminhos) e misture bem.


Bom, foi aí que resolvi que queria vários sabores! Separei em 3 partes e em cada uma adicionei o que eu queria. 

Na primeira, coloquei 1 fava de baunilha  (corte longitudinalmente, raspe as sementes e adicione).


sementes de fava de baunilha
Na segunda, pus 2 colheres de sopa de cacau em pó. Na terceira, 1 1/2 colher de sopa de geleia light de frutas vermelhas.

-Preencha 2/3 das forminhas com as massas. Asse no forno por aproximadamente 25 minutos (uns 35 para as formas maiores). Retire do forno e deixe-os esfriar.

Para a cobertura:

Aí é só usar a imaginação. Cada um eu fiz de um jeito: os de baunilha, eu cobri com glacê de limão, os de frutas vermelhas com chantilly e morangos cortados e os de chocolate com Nutella ou doce de leite ;-)

-Glacê de limão: bata 250g de açúcar de confeiteiro e 1 clara na batedeira. Aos poucos, incorpore o suco de 1/2 limão até o glacê ficar mais espesso. Adicione mais limão se não ficar consistente. Coloque sobre os cupcakes de baunilha e depois jogue raspas de limão para enfeitar. Não botei muito glacê porque acho enjoativo, só pus um pouquinho para dar gosto de limão. Mas fica a seu critério.

Aqui dá pra ter noção da consistência certa do glacê

-Chantilly: resolvi fazer chantilly caseiro. Se quiser compre aquele pronto, mas esse eu deixei bem consistente para poder colocar o morango em cima sem cair. Usei 500mg de creme de leite específico para chantilly e 3 colheres de sopa de açúcar. é só bater na batedeira. Para ficar mais firme, coloque mais açúcar aos poucos até chegar na consistência ideal. Coloquei em cima dos cupcakes de frutas vermelhas, depois cortei morangos transversalmente e pus em cima de cada um e joguei uns confeitos coloridos. Me inspirei na ''Confeitaria da Moranguinho'' que eu tinha quando criança. Sério (rsrs). 

Inspiração...


-Nutella e doce de leite: não tem nem o que explicar, né? Coloque em cima dos cupcakes de chocolate e enfeite à vontade! Eu coloquei aquelas bolinhas crocantes e granulado. Se quiser se arriscar, use o saco de confeiteiro para ficar bem bonito!


Ah, nos cupcakes maiores, eu tirei um pouco da massa do meio, depois de prontos, e os recheei (cada um de um jeito).

Deixe na geladeira e tire uma hora antes de servir. Sirva em suporte para doces, com pratos coloridos, fica lindo!

Devo confessar que os pequenos ficaram muito mais gostosos que os grandes. Da próxima vez só farei os pequenos!
Cupcakes arrumadinhos no suporte!

Um comentário:

  1. Oi!!!! Eu sou umas das cobaias , digo, amigos que provaram os cupcakes ... e eles estavam deliciosos!!! Parabéns Isabela !!
    OBS:Esperando a próxima luta !KKKKkk
    Bjs Fabricia

    ResponderExcluir